- (11) 4787-4905
- (11) 4787-4907
Contabilidade está entre as profissões que mais sofrerão impacto do ChatGPT
Uma nova pesquisa da Universidade da Pensilvânia e pela OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, o chatbot que mal nasceu já ganhou o título de “mais popular do mundo” divulgou que cerca de 80% da força de trabalho dos Estados Unidos podem ter pelo menos 10% de suas tarefas impactadas por soluções de Inteligência Artificial – IA generativas. Ademais, o estudo mostrou que cerca de 20% das pessoas em atividade laboral podem ver, no mínimo, 50% de suas atividades atingidas por funcionalidades generativas pré-treinadas.
No que tange às profissões mais suscetíveis aos efeitos do ChatGPT, os estudiosos e a IA calcularam à parte a exposição de distintas ocupações, expondo, no levantamento, que as “zonas de trabalho” 100% expostas são: profissional contábil, na função de preparador de impostos; matemático; analista quantitativo financeiro; escritor; e designer de interface web e digital.
Os pesquisadores de opinião terão suas profissões impactadas em 84,4%; os redatores e autores em 82,5%; os tradutores e intérpretes, 82,4%; especialista em relações públicas, 80,6%; e cientista veterinário, 77,8%.
Contudo, a classificação não remete que a atividade seja totalmente automatizada, e sim que tecnologias generativas pré-treinadas podem economizar aos trabalhadores “uma quantidade significativa de tempo, concluindo grande parte de suas tarefas”.
Da Redação do Portal Dedução