- (11) 4787-4905
- (11) 4787-4907
Não recebeu o cartão do AUXÍLIO BRASIL? Veja como rastrear o envio do seu dispositivo
A primeira remessa do cartão do Auxílio Brasil começou a ser enviada no final do mês de junho.
PONTOS-CHAVE
- Mais de 3 milhões de unidades do cartão do Auxílio Brasil já foram emitidas;
- Beneficiários de cidades com poucas agências da Caixa serão os primeiros a receber;
- Desbloqueio do cartão do Auxílio Brasil deve ser feito via aplicativo.
A primeira remessa do cartão do Auxílio Brasil começou a ser enviada no final do mês de junho. Embora nem todos os beneficiários vão receber a ferramenta de imediato, muitos reclamam ou especulam como saber se o cartão realmente será entregue.
Não recebeu o cartão do AUXÍLIO BRASIL? Veja como rastrear o envio do seu dispositivo. (Imagem: FDR)
Antes de mais nada, é importante saber que o cartão do Auxílio Brasil não precisa ser solicitado. Ele é fabricado automaticamente com os dados do titular do benefício. Para isso, são usadas as informações fornecidas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.
Em seguida, o cartão do Auxílio Brasil é enviado para o beneficiário do programa no endereço registrado no CadÚnico. Entretanto, diante do receio em não receber a ferramenta, é importante explicar que existem alguns meios disponíveis para rastrear a entrega da ferramenta.
A primeira é ligando para a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) pelo número 4004-0104, disponível para capitais e regiões metropolitanas ou 0800-0140104 para as demais regiões. Outra forma de acompanhar o envio do cartão do Auxílio Brasil é se informando diretamente em uma agência da Caixa ou em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
De acordo com o Ministério da Cidadania, até agora já foram emitidos 3,2 milhões de unidades do novo cartão do Auxílio Brasil com chip. A previsão é para que as primeiras remessas atendam cerca de 6,6 milhões de famílias incluídas no programa a partir de novembro de 2021.
A princípio, a prioridade na distribuição será dada aos beneficiários que residem em cidades que não possuem ou que contam com uma quantidade limitada de canais de pagamento da Caixa Econômica Federal (CEF). A frente do novo cartão do Auxílio Brasil dispõe essas informações:
- Identificação do Programa Auxílio Brasil;
- Número do cartão;
- NIS do Responsável Familiar (RF);
- Nome do RF;
- Validade do cartão;
- Número da conta.
Já o verso do cartão apresenta estes dados:
- Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
- Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
- Bandeira do Caixa Aqui;
- QR Code;
- Bandeira do banco 24Horas; e
- Bandeira da Elo ou Visa.
Como desbloquear o cartão do Auxílio Brasil?
Todo cartão requer uma senha de segurança para ser usado, evitando fraudes e saques indevidos. A novidade é que a senha do novo cartão do Auxílio Brasil deverá ser cadastrada pelo aplicativo da conta poupança social digital, o Caixa Tem. A decisão foi tomada visando facilitar o processo para o beneficiário sem que ele precise sair de casa.
Quem já tiver o cartão em mãos terá a chance de usá-lo assim que os depósitos da sétima parcela começarem a ser liberados a partir da próxima segunda-feira (18). Antes, é preciso cadastrar a senha executando este passo a passo:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem;
- Selecione a opção “Auxílio Brasil”;
- Clique em “criar senha do cartão”.
Com o novo cartão do Auxílio Brasil em mãos, o beneficiário poderá usá-lo não apenas para efetuar o saque em espécie do benefício. O uso se estende a compras no mercado, farmácia, lojas, postos de combustível, e qualquer outro estabelecimento que aceite cartões na função débito.
Saque sem o cartão do Auxílio Brasil
Para realizar o saque sem cartão do Auxílio Brasil é preciso acessar a conta poupança social digital pelo aplicativo Caixa Tem. A plataforma permite que o beneficiário use o dinheiro para realizar pagamentos online via Pix, TED, DOC, QR Code, fazer compras com o cartão de débito virtual e muito mais.
Também é possível gerar um código para realizar o saque sem cartão em qualquer agência bancária ou casa lotérica. No entanto, é preciso ser ágil, pois o código tem validade de apenas uma hora. Se o tempo passar, o código irá expirar e um novo precisará ser gerado.
Calendário do Auxílio Brasil em julho
- NIS final 1 – dia 18 de julho;
- NIS final 2 – dia 19 de julho;
- NIS final 3 – dia 20 de julho;
- NIS final 4 – dia 21 de julho;
- NIS final 5 – dia 22 de julho;
- NIS final 6 – dia 25 de julho;
- NIS final 7 – dia 26 de julho;
- NIS final 8 – dia 27 de julho;
- NIS final 9 – dia 28 de julho;
- NIS final 0 – dia 30 de julho.