Avenida Doutor José Maciel, 609 - Sala 1, Jardim Maria Rosa - Taboão da Serra/SP
  • (11) 4787-4905
  • (11) 4787-4907

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Sua equipe é um time?

O seu time é formado por centro avante, zagueiro, meia, volante e lateral esquerdo ou é formado apenas por profissionais que atuam na mesma posição?

 Você já pensou em identificar qual a relação que existe entre a sua equipe de trabalho e um time esportivo? A despeito de haver muita intenção em chamar as equipes de trabalho de times, na verdade se avaliarmos criteriosamente esta relação, ainda teremos muito a aprender com o esporte sobre como transformar a nossa equipe em um time de verdade.

Vejamos qual a relação entre as equipes esportivas e as equipes empresariais.

REGRAS CLARAS

No esporte é assim: os parâmetros, os fundamentos e as regras são claras e permitem uma maior objetividade na avaliação de desempenho e resultados. No futebol, por exemplo, em qualquer jogo, gol sempre é gol, receber a bola na área em condição de impedimento é impedimento, mão na bola dentro da área é pênalti, segundo cartão amarelo é expulsão e assim por diante. Ou seja, para transformar sua equipe em um time, é fundamental clarificar todas as regras do jogo e tornar as coisas mais objetivas.

PAPÉIS MUITO BEM DEFINIDOS e SUAS DEVIDAS RESPONSABILIDADES ASSOCIADAS

Em um time de futebol, os papéis são muito bem definidos e classificados de acordo com suas competências chaves. Cada membro do time tem um papel, um posicionamento e um conjunto de características especiais, que estão alinhadas com as suas competências chaves e suas competências adicionais; dessa forma, o líder do time pode atuar no desenvolvimento dos processos e competências específicas de cada função. Assim, podemos atuar situacionalmente e alocar maior atenção no treinamento das cabeceadas para um centro avante e no treinamento da marcação para um zagueiro

CONCEITO DE COMPETÊNCIAS COMPLEMENTARES

Em um time, as competências se complementam. Você nunca verá um time de voleibol com seis levantadores, da mesma forma que nunca verá um time de basquete com cinco pivôs.

E o seu time, é formado por centro avante, zagueiro, meia, volante, lateral esquerdo ou é formado apenas por profissionais que atuam na mesma posição?

INTENSO TREINAMENTO E FEEDBACK

Um time esportivo sabe que um campeonato pode ser decidido em uma final por pênaltis, assim, cada fundamento (competência) é amplamente treinado e os membros do time dedicam grande parte do tempo no desenvolvimento destas competências chaves que poderão fazer a diferença nos resultados. Além do treinamento tático, um time de verdade também atua forte no condicionamento, para que os profissionais estejam mais preparados para o treinamento tático e menos suscetíveis à lesões.

Da mesma forma, um time é cercado pelo feedback, através de manifestações da torcida, notícias em jornais, comentários dos locutores esportivos, além, é claro, de contar com as observações do técnico em tempo real.

Deseja transformar sua equipe em um time? Então avalie quais são as competências chaves, observe o desempenho de cada membro da equipe em relação às competências-chaves, identifique os “gaps” e elabore um plano de treinamento e desenvolvimento que seja suficiente para preencher possíveis lacunas.

BANCO DE RESERVAS

Todo time que se preza dispõe de um banco de reservas qualificado e apto a entrar em campo sempre que necessário. É responsabilidade do líder da equipe, observar, selecionar e treinar estes profissionais para que reajam rapidamente se necessário.

COACHING – TÉCNICO NA BORDA DO CAMPO

Coach que é coach atua no estratégico e no tático. Projeta fazer as coisas certas no planejamento e atua taticamente cuidando para que as coisas certas também sejam feitas corretamente, além, é claro, de promover os ajustes e correções de curso sempre que necessário.

Coach que é coach se compremete com as metas, objetivos e desafios dos seus coachees e por isso direciona, ensina, treina, motiva, cobra, projeta passos e ações, estabelece planos e gerencia o progresso dos seus colaboradores.

ON THE JOB TRAINING

Já vi muitas pessoas afirmarem que em partidas de cumprimento de tabela, não há necessidade de muito empenho e planejamento. Errado: as partidas de cumprimento de tabela são excelentes oportunidades para treinar novos esquemas táticos, novos jogadores, novos líderes e promover exercícios e simulações.

O líder de um time sabe que pode aproveitar o conforto destes momentos para testar novas estratégias e adquirir informações valiosas para seu planejamento futuro.

PARÂMETROS DE RESULTADOS TANGÍVEIS

Todo campeonato possui uma tabela de pontos que é acompanhada de perto por todos os envolvidos. Um time sabe que uma vitória significa “X” pontos e que um empate significa “Y” pontos, por isso, um campeonato é algo bem objetivo. Todo time tem condição de saber exatamente aonde ele se encontra na tabela do campeonato, e esta clareza de resultados facilita o planejamento.

E na sua empresa? Quando é que o seu time ganha pontos? Quando é que ele perde pontos? Como é que ele sabe qual sua classificação na tabela do campeonato?

Quer construir um time? Então estabeleça parâmetros de resultados claros e mais tangíveis.

OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO

A maioria dos jogadores de futebol inicia a carreira com um sonho; vestir a camisa da seleção brasileira. Assim como a oportunidade da seleção, muitas oportunidades existem também no futebol internacional e, associadas a estas oportunidades, estão as recompensas.

A pergunta é: Os seus “jogadores” conseguem enxergar oportunidades de crescimento?

CONCENTRAÇÃO

Certamente você já ouviu dizer que no período que antecede os jogos, é muito comum os times se agruparem na concentração, como forma de reduzir a ansiedade, preparar-se emocionalmente, sintonizar os comportamentos do grupo e sair do turbilhão que o envolve no dia a dia.

Algumas empresas também utilizam técnicas de concentração para o alinhamento dos seus planos e das suas estratégias para o próximo período, é assim que elas conseguem promover maior sintonia entre os membros da equipe e entre os objetivos e planos.

Ou seja, qualquer que seja a sua função, é importante você analisar se está inserido em um simples agrupamento de pessoas ou se, de fato, você atua em um time.

Estamos iniciando o campeonato de 2006 e ainda existem muitas coisaspar a conquistar.

Esta semana reflita sobre isso e Triunfe!