Rua Aureliano Guimarães, 172 - Sala 803, Vila Andrade - São Paulo/SP
  • (11) 4787-4905
  • (11) 4787-4907

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Consumidor deve ter cuidado redobrado com cartões e cheques no fim do ano

Pela praticidade, muitos consumidores aderiram à internet para evitar as filas nos bancos.

Autor: Fabiana PimentelFonte: InfoMoney

Com a chegada do fim do ano, gastos com presentes e viagens fazem parte da vida de quase todos os brasileiros. Porém, nesta época é necessário ter cuidado redobrado com os cartões, cheques e com a internet.

Para evitar dores de cabeça no meio das férias, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) listou algumas dicas importantes.

Pela internet
Pela praticidade, muitos consumidores aderiram à internet para evitar as filas nos bancos. Porém, apesar de prático, o uso do banco pela internet requer alguns cuidados, veja:

  • Mantenha o antivírus sempre atualizado;
  • Troque a senha de acesso periodicamente;
  • Nunca acesse sua conta de computadores públicos;
  • Não abra ou execute arquivos de origem desconhecidas, eles podem roubar sua senha;
  • Use apenas provedores confiáveis;
  • e-mails não solicitados ou de procedência desconhecida, ele podem conter vírus;
  • Só faça downloads de sites confiáveis;
  • Utilize sempre a versão mais atual do navegador, pois eles contêm os melhores mecanismos de segurança;
  • Quando for efetuar pagamentos ou outras operações, certifique-se de que há um cadeado que aparece no navegador;
  • Acompanhe os lançamentos feitos em sua conta corrente, em caso de dúvidas, procure o banco imediatamente.

Formas de pagamento
Para pagar os gastos feitos durante as férias, a praticidade do cartão e a tradição do cheque também pedem atenção...

Cartão de crédito Cheques
  • Nunca empreste ou deixe que estranhos manuseiem seu cartão;
  • Deixe o verso do cartão assinado;
  • Caso precise anotar a senha, deixe-a longe do cartão;
  • Em caso de roubo ou extravio, avise o banco imediatamente e registre um boletim de ocorrência;
  • Caso o cartão fique retido na máquina de autoatendimento, aperte as teclas “anula” ou “cancela”, e comunique o banco imediatamente;
  • Ao efetuar pagamentos com o cartão, mantenha contato visual com ele, e não permita que pessoas estranhas observem a digitação da senha.;
  • Confira sempre a via de pagamento antes de assinar, veja se o valor está correto;
  • Só realize compras com o cartão em sites confiáveis.
  • Emita sempre cheques nominais e cruzados;
  • Ao preencher cheques, elimine os espaços vazios, evite rasuras;
  • Controle seus depósitos e retiradas no canhoto, inclusive as realizados com cartão;
  • Evite circular com talões de cheques, leve apenas a quantidade de folhas que pretende utilizar no dia;
  • Quando receber um novo talão, confira os dados referentes ao nome, número da conta corrente e CPF e a quantidade de cheques do talonário;
  • Nunca deixe requisições ou cheques assinados no talão;
  • Destrua os talões de contas inativas;
  • Separe os cheques de qualquer documento pessoal;
  • Não utilize caneta hidrográfica ou com tinta que possa ser facilmente apagada. Evite canetas oferecidas por estranhos;
  • Não forneça dados pessoais por telefone;
  • Nunca utilize máquina de escrever com fita à base de polietileno, pois os valores preenchidos poderão ser facilmente apagados e modificados.